Todas empresas possuem suas regras, por isso penalidades trabalhistas podem ser aplicadas, assim é essencial contar com uma assessoria jurídica, com objetivo de evitar problemas no judiciário!👀
Quais são as penalidades trabalhistas? Como aplicá-las?
Existem quatro maneiras diferentes de aplicar as penalidades trabalhistas para funcionários que não estão atuando de acordo com as regras da empresa. São elas:
•Penalidades trabalhistas: Advertência verbal
Uma conversa é a primeira maneira de mostrar para o colaborador que a atitude que ele cometeu não é aceita e não será admitida novamente.
•Advertência por escrito
Se depois do aviso oral, o colaborador continuar com o mesmo comportamento, é feita uma advertência por escrito. Ela é um documento que prova a atitude do funcionário.
•Suspensão
A suspensão é uma penalidade trabalhista financeira, pois são descontados os dias em que o colaborador não compareceu ao trabalho.
•Demissão por justa causa
É a penalidade trabalhista mais grave dentro da CLT. Por esse motivo, deve ser uma atitude muito bem pensada pelos empregadores e todos os documentos devem ser redigidos com clareza.
A transcrição dos depoimentos e a descrição do caso devem ser assinados. Isso demonstra que a empresa tomou todos os cuidados antes de aplicar a demissão por justa causa.
E ai, já aplicou ou tomou algum tipo de penalidade trabalhista?