Uma das principais atividades que as empresas de diversos ramos tem no seu dia a dia é a elaboração de contratos. Além da elaboração, uma atividade comum é a entrega desses contratos para assinaturas ou as reuniões realizadas por essa razão. No entanto, com a pandemia da covid-19, essa prática precisou se transformar. Assim, intensificou-se a elaboração e assinatura de contrato online.
Basicamente, é o mesmo que um contrato físico. Em outras palavras, trata-se de um documento produzido em ambiente virtual, cujo texto dita as regras do acordo negociado sendo assinado por ambas as partes, também de modo eletrônico.
Tanto no contato online quanto no físico, alguns cuidados devem ser tomados na elaboração do contrato, são eles:
Identifique as partes (quem contrata e quem é contratado)
Defina detalhadamente o objeto do contrato
Especifique valores e detalhes de pagamento
Detalhe os direitos e deveres das partes
Insira serviços e valores adicionais
Preveja indicadores de desempenho do serviço prestado
Estabeleça, em cláusulas, o tempo de contrato.
Detalhe as sanções de descumprimento de contrato por ambas as partes.
Como fazer um contrato online?
A primeira etapa importante na elaboração de um contrato online é a definição da plataforma onde ele será redigido, e posteriormente, armazenado.
Você pode optar pelo uso do Word (seja o virtual ou instalado) para a redação do contrato. Após redigido, você pode salvar em PDF e subir para um armazenamento digital. Você pode ainda utilizar o Google Docs e redigir o contrato diretamente na nuvem.
Agora, se o seu desejo é manter os documentos todos, no mesmo sistema onde você faz a gestão das atividades, você pode usar um sistema que tenha essa funcionalidade.
Qual a validade de um contrato online?
A validade do contrato vai depender da assinatura do mesmo. Afinal, é assim como nos contratos físicos, só tem validade jurídica os que foram devidamente assinados.
⏰💸👏⚖️🔏
#MontesClaros
#atualizacaojuridica
#AdvogadoEmpresarial
#AdvogadoMontesClaros
#EmpresasMontesClaros
#EmpresasMinasGerais
#empreendedoresdesucesso
#emprendedores