🏡 Caso você esteja pensando em comprar um imóvel, é indispensável que você se planeje com antecedência. Afinal, além de pagar o valor da propriedade, existem outros gastos de taxas que podem pesar no bolso caso você não esteja preparado para lidar com elas.
👉🏼 Quer saber quais são essas taxas? Confira abaixo!
⬇️ Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Esse é um imposto municipal, portanto varia de cidade para cidade, e é essencial para que a propriedade seja passada para o seu nome. Em Montes Claros, a alíquota do ITBI é de 2,5% sobre o valor de mercado do imóvel.
⬇️ Escritura Pública
A escritura pública é um documento elaborado por um tabelião que registra a transação de compra e venda. Ela deve ser feita por quem paga à vista.
Já em casos de financiamento, o proprietário terá a escritura depois que quitar todas as parcelas. Essa taxa normalmente fica em torno de 1% do valor da propriedade.
⬇️ Registro
É a partir do registro do imóvel em que ocorre de fato a transferência de propriedade.
O valor desse serviço é regulado por legislação estadual e varia conforme o preço do imóvel.
⬇️ Taxas de corretagem
Caso uma incorporadora negocie um imóvel novo, essa taxa pode ser incluída no valor da propriedade e repassada ao comprador. Porém, o preço deve ser informado ao consumidor e o pagamento deve estar previsto em cláusula contratual.
✨ Agora que você já conhece quais são taxas repassadas na compra de um imóvel, que tal começar a se planejar financeiramente?
👉🏼 Me conte as suas dúvidas nos comentários!
Fonte: https://www.jhdimoveis.com.br/blog/quais-as-taxas-na-compra-de-um-imovel/4
#advogado #advogadoempresarial #direitoempresarial #dicajuridica